Evento de BDD em Floripa – O que rolou?

No último sábado (09 de Maio de 2015) rolou em Florianópolis, ilha da magia, o seminário BDD com Cucumber, comandado por Carlos Eduardo Golçalves, desenvolvedor Java da Suntech. O evento contou com o apoio da Toptal, e tive a oportunidade de estar lá, graças ao convite do amigo e colega Gabriel Neutzling, também presente no evento.

Curiosamente, há aproximadamente um ano atrás eu estava vindo morar de Porto Alegre para Florianópolis e nessa mesma época rolou um evento de BDD organizado pela palestra do GUTS-RS, lá na PUCRS, o qual também rendeu um post. Será que BDD é sazonal? =P Just kidding!

Então tá, bora abordar o que rolou…

IMG_0145

A palestra foi muito boa! Uma galera acordou sábado de manhã cedo para prestigiar o evento, houve uma boa fundamentação sobre sobre o porquê fazer teste de software, sobre os diferentes tipos de bugs e sobre as diferentes abordagens de teste (testes de unidade, testes de integração, TDD e BDD), além de uma demonstração do uso do Cucumber com JBehave.

IMG_0146

De forma muito profissional, Cadu mostrou que domina o assunto e a palestra pode ser bem aproveitada tanto para aqueles que estão começando, quanto para os mais experientes no assunto. Inicialmente foram demonstrados alguns porquês de testar software, onde foi explicado, que tal atividade é feita para encontrar bugs, e quando com a ajuda de automação de testes, estes são encontrados mais rápido, gerando menos risco e custos ao projeto de desenvolvimento de software.

IMG_0148

Logo após explicações fundamentais sobre as diferenças entre testes de unidade (e as ferramentas que ajudam neste sentido, como os dublês (dummies, stubs, spies e mocks), testes de intregração e testes de sistema, foi possível chegar no TDD (precursor ao BDD), do criador do eXtreme Programming, Kent Beck.

IMG_0152

Visto que muitos bugs encontrados são relacionados a problemas nos requisitos do software e em seu projeto, de forma bem clara e objetiva foi mostrado como o desenvolvimento guiado pelos testes é ideal para arquiteturas emergentes e como arquiteturas de software devem evoluir a partir dos testes, como forma de diminuir a ocorrência de bugs quando estes custam mais caro.

IMG_0153

Antes de chegar no BDD, Cadu discorreu sobre DDD (discagem direta a distância, design driver develpment), para demonstrar que a ligação do TDD e do DDD culminaram no BDD.

IMG_0154

No início, foram demonstradas algumas opções para a prática de BDD…

IMG_0156

… depois, rolou uma comparação entre testes unidades escritos somente com asserts e os mesmos escritos em formado de BDD…

IMG_0159 IMG_0160

… E então rolou a demonstração “mão na massa” com o JBehave, onde algumas boas práticas foram mencionadas, as quais valem ser ressaltadas aqui.

IMG_0155

Foi demonstrado:

  • Estrutura dos testes (Gherkins) com todas suas palavras-chaves (Feature, Scenario Outline, Scenario, Given, When, Then, And e Or);
  • Uso de tabelas e exemplos nos testes para deixar o testes mais “limpo”;
  • Utilização de tags para execução de tarefas que ocorrem antes da execução dos testes;
  • Levantando um banco de dados com dados controlados para cada arquivo de testes e visando testar o que realmente interessa;
  • Dropando o banco após a execução dos testes;
  • Relatório de execução dos testes (com e sem erros).

Houve uma breve explicação sobre algumas lições aprendidas ao longo do uso da prática de BDD…

IMG_0161

… E por fim houve um espaço para perguntas, onde falou-se de práticas de integração contínua, maturidade de times para uso de TDD, BDD ou o que for, e ficou aberto ao público a possiblidade de fazer parte do grupo nerd-floripa, através do Google Groups (nerd-floripa@googlegroups.com).

Espero que tenha gostado!

 

Have a nice week!

Anúncios

2 comentários em “Evento de BDD em Floripa – O que rolou?

  1. Muito legal!!!

    Fiquei triste em saber só agora, queria muito ter participado.
    Estou estudando BDD e tenho certeza que essa palestra iria me ajudar muitoo…
    A palestra foi gravada? Teria como disponibilizar?

    Grata e parabéns!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s