Há benefícios em atender conferencias de testes de software?

gutsrs1

Seguindo na série de contradições em teste de software, inspiradas no livro Pride & Paradev, de Alister Scott, hoje a idéia é um pouco diferente. Desta vez, resolvi fazer uma simples tradução (com algumas adaptações) desta parte do livro e ao final então expor minha opinião pessoal.

Você deve assistir conferências de teste de software

As conferências de teste de software são uma fantástica oportunidade de conhecer outros testadores em pessoa, de discutir os desafios que você enfrenta e descobrir idéias de como fazer as coisas melhor. Você pode até conhecer outros testadores online, mas se você os conhece em pessoa em uma conferência, isso irá fortalecer suas relações como profissionais.

gutsrs

Seu chefe pode ter um orçamento para treinamentos para cada membro da equipe, e se você se auto-motiva em aprender, em vez de usar seu orçamento de treinamento para o treinamento real, ou uma certificação de teste de software, você pode usá-lo para atender uma conferência de teste de software, onde você vai obter muito mais conhecimento real. Se possível, use seu orçamento de treinamento para assistir uma conferência internacional.

Um dos maiores benefícios de assistir conferências de teste de software é perceber que você e sua organização não são os únicos a enfrentar os problemas de testes, ao ouvir problemas similares dos outros, e ao ouvir sugestões para superá-los.

Você não precisa assistir conferências de teste de software

Conferências são caras e frequentemente são em cidades ou países diferentes para você pagar pelos custos de viagem e hotel, além das entradas. Elas também significarão tempo de trabalho, o que pode ser um desafio de organizar quando se é terceiro, ou se você está empregado casualmente ou como um consultor em um cliente por um prazo determinado.

Muitas conferências agora transmitem as palestras ao vivo e de graça, e a maioria dos palestrantes publicam os slides e/ou videos logo depois, então, você não precisa especificamente atender às conferências para capturar o conhecimento que os palestrantes apresentam, mas dedicar algum tempo à isto é crítico, caso contrário, vai ser só mais um item que continua na sua lista de afazeres.

Muitas conferências de teste de software preenchem espaços com ‘palestrantes seriais’, os quais palestram em todas as conferências que eles podem, frequentemente com material reciclado que você pode já ter visto de uma forma ou outra em outro lugar. Se você lê o blog de um desses palestrantes, há chances de o conteúdo de suas palestras já estar disponível de uma forma levemente diferente.


Eu particularmente gosto não só de conferências de teste de software como também de conferências em outras áreas (tais como gestão, agilidade e tecnologia em geral). Algumas conferências que estive nos últimos tempos foram: TDC (The Developers Conference) e Agile Brazil.  Além disso, também gosto de simples encontros, tais como o Floripa JS, Taller Talk e o Testadores no Bar (da galera do GUTS-RS).

gutsrs-bdd

Do meu ponto de vista, é imprescindível sairmos de nossa rotina, conhecermos pessoas diferentes, aumentarmos nosso networking e vermos o que está acontecendo pelo mundo a fora. Sob esta perspectiva, temos a chance da geração de novos negócios, parcerias e possibilidades de projetos nunca antes imaginados.

Na minha visão, temos que nos beneficiar de todos os meios de informação que estão à nossa volta, tais como conteúdo online (de graça ou pago), cursos e treinamentos e é claro de conferências (sendo meramente assistindo, palestrando ou mesmo como voluntário, como foi meu caso no evento do GUMA 10 anos e no Agile Brazil 2014).

guma10anos

Algo muito legal sobre conferências é que após um tempo participando como um mero espectador, poderá despertar em você a vontade de ajudar mais a comunidade (seja de teste de software, de desenvolvedores, de software livre ou o que for). Neste sentido você poderá se engajar em submeter palestras ou mesmo ser voluntário, ambos papéis importantes para que o evento ocorra, e ambos com grandes ganhos. Em um, caso sua palestra seja aprovada, você terá que falar em público, disseminar seu conhecimento com os outros, e saber colher feedback, para sempre melhorar para o próximo; no outro, você suportará o evento, tendo que chegar mais cedo que todo mundo, organizar as salas, instruir as pessoas com relação às suas dúvidas e o que mais estiver ao seu alcance; mas ao fim, ambos são satisfatórios pela sensação de contribuição com a comunidade.

Ainda sobre ser palestrante em eventos, sugiro a leitura do seguinte Post do Jurgen Appelo, com dicas importantes para quem quer seguir neste caminho: http://www.happymelly.com/how-to-start-out-as-a-guest-speaker/

Outro ponto importante levantado pelo Gabriel Oliveira (enquanto revisava meu post. Thanks dude!) é o fato das facilidades de acompanhamento das conferências “ao vivo” com a ajuda de redes sociais, como Twitter e Facebook dos participantes.

Por fim, gostaria de recomendar alguns blogs que sigo e que sempre tem boas dicas de eventos:

http://guts-rs.blogspot.com.br

http://xp-rs.blogspot.com.br

http://danielwildt.com

http://jorgekotickaudy.wordpress.com

Até a próxima! =D

… Os testadores precisam obter certificações?

 

Anúncios

3 comentários em “Há benefícios em atender conferencias de testes de software?

  1. “Algo muito legal sobre conferências é que após um tempo participando como um mero espectador, poderá despertar em você a vontade de ajudar mais a comunidade (seja de teste de software, de desenvolvedores, de software livre ou o que for).”
    Isso é muito legal quando acontece, e afinal de contas, todos que palestram hoje já foram e ainda são espectadores.
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s