My contribution to the IT community

Olá! Meu nome é Walmyr Lima e Silva Filho, sou graduado em Adm. de Empresas com ênfase em análise de sistemas de informação pela PUC-RS, trabalho e sou apaixonado por tecnologia a  aproximadamente 15 anos, tendo a oportunidade de trabalhar com desenvolvimento de software, focado em testes, desde 2004, e aqui é que começa a parte legal da história… Quando comecei a trabalhar com teste de software, eu achei o máximo, visto que eu gostava muito de TI, mas não tinha grandes conhecimentos de programação, e nem mesmo gostava de programar. Naquela época, o mercado do teste de software manual estava “bombando”, pois era uma área “nova”, e poucos profissionais existiam para trabalhar especificamente com teste de software.

Pude trabalhar em diferentes contextos (de negócios, tecnologias, processos e empresas) e aprendi e pude contribuir em cada um destes. Com o tempo fui me envolvendo mais com automação de testes, primeiramente estudando sobre o assunto, buscando conteúdo relevante, provando que record-playback não tá com nada, e cada vez mais, me aproximando do código e aprendendo a gostar dele, e vendo, que não era nenhum bixo de 7 cabeças, nem mesmo algo impossível de se aprender.

Entrei na “onda” da agilidade, e percebi que o desenvolvimento de software estava evoluindo para algo muito maior, e hoje, minha percepção é totalmente diferente, e para mim, o código é a parte mais legal do desenvolvimento de software, tanto o código que representa o produto ou sistema que os usuários utilizam, como os processos automatizados que ajudam no desenvolvimento e entregas, os testes automatizados que garantem a confiabilidade no código, e todas as práticas modernas de desenvolvimento de software que estão aí para utilizarmos.

Ao longo da vida como QA, tive que aprender sobre ser crítico do ponto de vista de negócio, e creio que minha formação ajudou muito neste sentido, porém, também aprendi que o quanto mais a fundo se conhece a tecnologia com a qual se está trabalhando, melhores resultados se consegue atingir.

Aprendi banco de dados relacional, para não testar somente se apareceu a mensagem: “Cliente criado com sucesso!”, mas também para verificar se um registro foi inserido no banco, com os dados que passei na tela.

Depois, fui em busca de aprender um pouco de front-end, onde por meio de uma ferramenta excelente, o CodeCademy (www.codecademy.com), aprendi HTML5, CSS3, JavaScript e JQuery, e vi o como simples pode-se desenvolver uma aplicação visualmente legal, fácil de usar e de forma inteligente. Além disso, conhecer mais do front-end, foi essencial para um melhor entendimento no sentido de automação, visto que para automaçao de testes funcionais, o reconhecimento de elementos em tela, é fortemente utilizado.

Também tive a oportunidade de estudar computação na nuvem, e hoje percebo que não existem fronteira para começarmos a criar nossos produtos, serviços, ou mesmo experimentos para testar no mercado, pois temos a tecnologia toda em nossas mãos, a custos acessíveis e também temos exemplos de empresas bem sucedidas, como Facebook, Netflix, Dropbox, Google e outras, as quais temos que usar como inspiração, pois foram empresas que quebraram paradigmas e hoje são o que são.

Recentemente, aprendi enfim sobre o tão falado NoSQL, com MongoDB, o qual recomendo darem uma olhada no seguinte site: https://university.mongodb.com, e é demais, é muito legal tudo que é possivel fazer e espero cada vez mais trabalhar com estas tecnologias do presente, que farão parte de um futuro muito inovador.

Outra coisa legal, e quero compartilhar, é que também temos em nossas mãos todo o material que precisamos para aprender. Seja sobre um novo método de trabalho, ou mesmo uma nova tecnologia. Não desmereço minha formação acadêmica, mas sempre acreditei na auto didática, seja na leitura de artigos, livros, livros em pdf, video aulas, cursos online…. tem muito tecnologia a nosso favor para o ensino, basta querer estudar.

Meus planos para o futuro são de continuar compartilhando o que aprendi e o que venho aprendendo, tendo planos de no futuro ter um portal de ensino de práticas de automação de testes, BDD, testes de web services, teste de performance, e etc., gratuito, para ajudar a comunidade a evoluir, para entregarmos cada vez mais aplicações que facilitem a vida das pessoas, inclusive a nossa.

Por último, gostaria de seu feedback, tanto sobre o post em geral, sobre o que gostaria de aprender mais e outras idéias para meu portal de ensino.

Espero que tenham curtido, pois este foi apenas o primeiro post.

Dica de QA: Ao testar uma aplicação web, utilize o amigo Firebug! [F12].

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s