Os testadores devem escrever os critérios de aceitação?

acceptanceCriteria

Os post no blog andavam meio parados, portanto, estou com planos de voltar a séria de contradições em teste de software, inspirada no livro Pride and Paradev, de Alister Scott.

Mas onde eu havia parado mesmo? Ah, lembrei…

A próxima contradição diz respeito ao uso critérios de aceitação para testes.

Inicialmente, entendamos que critérios de aceitação são parte das user stories, as quais derivam de técnicas de eXtreme Programming (XP), técnica ágil de desenvolvimento de software.

Testadores devem escrever os critérios de aceitação

Testadores provêm uma perspectiva a respeito do que testar diferente do desenvolvedor que criou tal funcionalidade, e com esta diferente visão, torna a aplicação mais robusta com relação a situações de falha, visto que cenários diversos de teste são pensados, com diferentes critérios de aceite.

Outro ponto é que nem sempre há um analista de negócios ou product owner no projeto, fazendo ainda maior a responsabilidade ao tester de criar estes critérios.

Uma questão relevante é também sobre o quando uma funcionalidade é dada como pronta? É interessante que isso ocorra ao menos quando todos os critérios estão de acordo com o esperado.

Testadores não devem escrever os critérios de aceitação

Muitas vezes, por perfeccionismo, característica muitas vezes apresentada (e até mesmo requisitada) por testadores, estes passam a criar critérios de aceite que não fazem muito sentido ao uso da aplicação em sua plena realidade, ou mesmo pelo simples fato da criação de critérios de aceite que não sejam tão valiosos ao negócio, ou não tão prioritários.

A dica é… independente de quem escreve os critérios de aceite, são eles que vão guiar os desenvolvimento das funcionalidades para a verificação do valor de negócio sendo entregue, e quando necessários estes devem ser adaptados as novas realidades do negócio, portanto, seja lá quem irá escrever estes critérios, crie-os.

Semana que vem o papo será sobre contradições da carreira de um testador de software.

Será que a carreira de teste de software é uma boa escolha?

Deixe sua opinião!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s