Enquanto criava novos testes utilizando a técnica de BDD (para um projeto no qual estou trabalhando), me deparei com a imagem acima, e achei que poderia sair um post legal aqui no meu blog, sobre os três diferentes status de testes em BDD, quando utilizando Cucumber.
Ok, antes de ir para as cores vamos entender as primeiras duas linhas, nas quais neste caso os números são os mesmos, mas com diferentes significados. Nos Scenarios, temos conjuntos de passos, os quais compõe cenários de testes, já em Steps, temos cada passo que compõe um cenário.
Para sair um pouco da rotina ocidentalista, vamos começar da direita para a esquerda, começando com os testes Passed – Teste passando, uhuuu!! Ou seja, no caso de scenarios, temos cenários de teste que estão cobertos por testes automatizados, e cuja funcionalidade se comporta conforme o esperado. E para os steps, passos que integram um cenário, que estão conseguindo ser executados.
Em amarelo, Undefined, testes (cenários e/ou passos) os quais estão sendo cobertos por arquivos do tipo .feature (funcionalidade), porém cujos steps ainda estão pendentes de implementação.
E por fim, Failed, testes (cenários e/ou passos) os quais não estão passando, ou porque temos um bug (inconsistência de resultado atual versus resultado esperado), ou temos um script de teste acusando um falso negativo, situação que devemos evitar sempre, visto que os testes automatizados devem ser confiáveis o suficiente, para que desenvolvedores percebam que testes falhando significam possíveis falhas na aplicação em teste, devido a alterações realizados as quais dispararam a bateria de testes, e que então possam tomar ações imediatas.
E na última linha, o tempo total dos testes (conjunto de cenários, compostos por passos). Aposto que bem mais rápido que um teste manual. =)
Espero que tenham gostado, e aguardo sugestões do que mais podemos conversar fazendo um “gancho” com este post.
Have a good night!
Dica de QA: Refatore seus testes!
Refactoring de testes e organização de um framework de testes para tornar o trabalho mais fácil é muito importante! A preocupação de manter as coisas simples deve aumentar conforme o número de testes que temos disponíveis.
BDD Do reggae, é a expressão que vou usar daqui pra frente, pelo resto da minha vida! obrigado!
BDD do reggae foi demais!!!! Como gaucho achei que seria BDD do rio grande do sul, mas como tá em floripa agora…
Adendo: Tem também o status == ‘skipped’, que aparece em azul, e por isso não foi colocado no “BDD do Reggae”, mas que é exibido quando uma falha ocorre e um ou mais passos posteriores não são executados (são pulados / skipped).
Thanks foor writing