Alguns pontos que você precisa saber

Quando se fala de automação de testes para aplicações web, sabemos (ou ao menos devíamos saber) que testes precisam ser executados em diferentes navegadores, tais como Chrome, Firefox, ou mesmo no navegador de um dispositivo móvel.

Já, quando falando especificamente de automação de testes para uma aplicação web de video conferência, há um pouco mais a saber, tal como instruções que devem ser passados nos scripts de teste para simular dispositivos como câmera e microfone, já que, idealmente, os testes serão executados por um sistema de integração contínua e uma câmera e microfone não estarão disponíveis.

Ambos navegadores, Chrome e Firefox, provém a capacidade de simular uma dispositivo de stream de mídia e uma forma de desabilitar a necessidade da confirmação manual de que o browser pode acessar a câmera e o microfone, e é isso que pretendo mostrar neste post.

Configuração do Protractor para emular câmera e microfone no Chrome

Para simular um dispositivo de stream de mídia no Chrome, adicione o seguinte código ao arquivo protractor.conf.js:

capabilities: {"browserName": "chrome", "chromeOptions": {"args": ["--use-fake-ui-media-stream", "--use-fake-device-for-media-stream"]}}

  • "--use-fake-device-for-media-stream" fará uso do dispositivo falso (emulado) para substituir a câmera o microfone.
  • "--use-fake-ui-for-media-stream" fará o que se chama de bypass (algo como burlar o sistema) no prompt que é exibido no browser pedindo permissão para acessar os dispositivos de strem de mídia (câmera e microfone).

Configuração do Protractor para emular câmera e microfone no Firefox

Para simular um dispositivo de stream de mídia no Firefox, adicione o seguinte código ao arquivo protractor.conf.js:

capabilities: {"browserName": "firefox", "marionette": true, "moz:firefoxOptions": {"prefs": {"media.navigator.streams.fake": true, "media.navigator.permission.disabled": true}}}

  • Marionette é o novo driver incluído no Firefox. Este driver tem seu protocolo próprio, o qual não é diretamente compatível com o protocolo do Selenium/WebDriver. Para executar testes no Firefox utilizando as últimas versões do Protractor, é necessário setar "marionette": true
  • "media.navigator.streams.fake": true fará uso do dispositivo falso (emulado) para substituir a câmera o microfone.
  • "media.navigator.permission.disabled": true fará o que se chama de bypass no prompt que é exibido no browser pedindo permissão para acessar os dispositivos de strem de mídia (câmera e microfone).

E é isso aí! Ao adicionar estas capabilities no seu arquivo de configuração do Protractor você estará pronto para executar os testes durante o processo de integração contínua em servidores que não dispõe de câmera e microfone.

Espero que o poste tenha sido útil e bons testes!

Este conteúdo foi originalmente publicado em Inglês em minha conta no Medium e pode ser acessado aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s