Enquanto escrevia o livro Testes end-to-end com Protractor, um dos leitores da versão em Inglês, o Raul, me indicou a biblioteca faker.js, a qual estará na segunda edição do livro, no capítulo sobre node modules úteis.

kiinq

faker.js é uma biblioteca que possibilita a geração de uma grande quantidade de dados falsos, no browsers, ou no back-end.

Antes de atualizar o capítulos sobre node modules no livro, resolvi realizar alguns experimentos com tal biblioteca, para ver como ela funciona, e felizmente, sua utilização é bem fácil.

Ao escrever testes automatizados de UI para aplicações web, algumas vezes precisamos de dados falsos, para preenchimentos de formulários, por exemplo, tais como: emails, usuários, datas, números de contas de banco, etc. E é exatamente nisso (e muito mais) que o faker.js pode ajudar.

Com isso, criei um repositório público no Github, para demonstrar alguns exemplos do uso de tal biblioteca, para facilitar a geração de tais dados quando criando testes end-to-end automatizados.

Com este post, gostaria de convidá-los a contribuir com outros exemplos de testes utilizando o Protractor e o faker.js. Portanto, faça um fork do projeto, crie seus testes, e submeta seus pull requests. Ficarei feliz em revisar seus códigos, para posterior aprovação, e então, vamos criando uma base de conhecimento para ajudar a comunidade com exemplos de testes.

Obs.: Os testes desse repositório foram criados utilizando EcmaScript 2015.

Conheça o repositório a partir da seguinte URL: https://github.com/wlsf82/faker-experiments

Compartilhe, contribua!

=)

Anúncios

Um comentário em “Experimentos com Protractor e faker.js

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s