Insights de código limpo – Nomes significativos

Olá,

Nos insights de hoje sobre código limpo, apresento as palavras finais de Tim Ottinger, como forma de resumo do capítulo sobre nomes significativos:

2_1fig_martin

A coisa mais difícil em escolher nomes significativos é que isso requer boas habilidades descritivas e uma experiência cultural compartilhada. Esta é uma questão de ensino em vez de uma questão técnica, de negócios ou de gestão. Como resultado, muitas pessoas neste campo não aprendem como fazer isso muito bem.

As pessoas também tem receio de renomear as coisas por medo que outros desenvolvedores venham a se opor. Nós não compartilhamos deste medo, e somos na verdade gratos quando os nomes mudam (para melhor). A maioria das vezes nós nem mesmo  memorizamos os nomes de classes e métodos. Utilizamos ferramentas modernas para lidar com detalhes como este, para que então possamos focar em se o código pode ser lido como uma sentença ou parágrafo ou pelo menos como tabelas e estruturas de dados (uma sentença nem sempre é a melhor maneira de exibir dados). Você provavelmente vai acabar surpreendendo alguém quando renomear algo, assim como você faria com qualquer outra melhoria no código. Não deixe que isso o faça parar na sua trilha.

Siga algumas dessas regras e veja se você não irá melhorar a legibilidade de seu código. Se você estiver mantendo o código de outra pessoa, utilize ferramentas de refatoração para ajudar na resolução desse problemas. Isso se pagará no curto prazo e continuará se pagando a longo prazo.

~ Tim Ottinger

Espero que tenha gostado. E caso queira se aprofundar mais sobre o assunto, recomendo a leitura do livro na íntegra.

Quer aprender mais sobre código limpo, dê uma olhada nos meus serviços de consultoria no site da minha marca pessoal.

Tenha uma ótima semana!

Anúncios

2 comentários em “Insights de código limpo – Nomes significativos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s