Há algum tempo estava pensando em qual seria a nova série de posts que eu iria lançar. Ao mesmo tempo, estava um pouco ausente com a freqüência de conteúdos por aqui, devido a alguns projetos paralelos que também estão rolando. E hoje venho lhes comunicar o que vem por aí…
Acompanhando as estatísticas do blog, percebi que a série mais acessada até hoje (e de forma orgânica) é a “tradução/adaptação do livro Pride and Paradev, de Alister Scott“, a qual possui conteúdo mais para reflexão, do que conteúdo técnico. Pensando nisso, e após alguns insights, decidi começar uma série sobre outro dos livros que estou lendo, onde semanalmente pretendo lançar um
(resumo Or passagem Or pensamento)
a respeito de um capítulo do livro, com a minha percepção a respeito do assunto.
Se você está curioso, tá bom, o mistério acabou! Está começando a série de:
Insights de código limpo, do Tio Bob!
E em uma de minhas passagens preferidas do primeiro capítulo, Robert C. Martin, diz:
Se você quer que seu código seja fácil de escrever, faça-o ser fácil de ler.
~ Tio Bob
Nestre trecho do livro, Bob explica o papel do desenvolvedor de software como um autor, e portanto, como alguém que possui leitores, e como alguém que deve se comunicar bem com seus leitores.
Outro dado interessante deste trecho é que gastamos 10 vezes mais tempo lendo código do que escrevendo, pois não há como escrever código novo, sem saber o que o código já existente faz. Portanto, desenvolvedores de software profissionais devem se preocupar em escrever código que comunique de forma clara para o que ele serve, pois outros desenvolvedores irão lê-lo para dar continuidade a aplicação, e como já foi dito, quando um código é fácil de ser lido, mais fácil torna-se continuar escrevendo-o.
E aí, gostou? Quer aprender mais sobre o assunto?
Deixe um comentário e vamos conversar!
Já conhece o site da minha marca pessoal? Ainda não?
Acesse: walmyr-filho.com
Opa!
Vou acompanhar a série, até pra reforçar o livro pq eu também to lendo ele 🙂
Agora próximo passo é ler o livro na integra.
Boa leitura!