Como projetos paralelos me ajudam a praticar o ofício de desenvolvimento de software

No momento anterior a escrita deste conteúdo eu estava lendo sobre composição de software e tive este insight.

Eu estava lendo o capítulo Elements of JavaScript Style, do livro Composing Software, de Eric Elliott, e aí pensei, que sorte tenho de manter projetos open-source, tais como o protractor-helper, ou meu próprio site pessoal, para citar alguns.

Tais projetos me possibilitam colocar em prática novos conhecimentos adquiridos dia após dia, em horários de estudo, para estar pronto quando problemas semelhantes surgirem em projetos de trabalho, por exemplo.

Para você ter uma idéia, quando o protractor-helper começou, todo o código ficava em um único arquivo. Hoje em dia, o projeto é melhor modularizado, além de muito melhor documentado. 😀

Meu site pessoal é um exemplo de meus experimentos com React. Há muito o que melhorar, mas aí é que está a graça, afinal, é um projeto meu, o qual tenho espaço total para a refatoração.

Além disso, em vários outros side-projects tenho a chance de aplicar práticas modernas, tais como integração contínua, testes automatizados, e até mesmo a tão almejada entrega contínua.

Acredito na máxima de que “a prática leva à perfeição”, e nada melhor que praticar em projetos próprios para obter tal proficiência de uma forma tranquila.

Além disso, tem a gratidão de alguns desses projetos serem utilizados por vários outros profissionais e até mesmo organizações. Isso não tem preço.

E você, como prática o seu ofício para se manter “afinado”? Deixe um comentário!


Curiosidade: escrevi este conteúdo em um iPhone 8S no aplicativo do WordPress.

👋😉✌️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s